12 passos para seu sucesso financeiro – Parte 2

Continuando o texto do nosso artigo anterior 12 passos para seu sucesso financeiro – Parte 1, os seis passos restantes são:

 Gaste com o que te faz feliz

Imagine se a vida fosse somente guardar dinheiro e esperar o “momento certo” para gastar?

Não existe certeza na vida que não seja o seu nascimento e a sua partida desta Terra. Isso não quer dizer que não devamos ter planos para o futuro, entretanto viver sem qualidade de vida no presente também não é nada adequado.

Assim, atingir um equilíbrio entre gastar e guardar irá trazer maior sensação de satisfação pessoal e familiar além de manter a motivação em alta.

Ter uma verba para permitir uma boa qualidade de consumo, momentos de diversão em família e confraternizações com amigos fará muita diferença na sua estratégia de longo prazo para atingir a independência financeira. Muito provavelmente será o combustível que irá manter seu motor em alta rotação e ganhando velocidade continuamente.

Portanto, avalie suas escolhas feitas até o momento, e que talvez possam ter engessado seu orçamento, e priorize gastos que tragam qualidade de vida, dispensando ou reduzindo aqueles que se concentram nas contas e burocracias do dia a dia, muitas vezes escolhidos por status ou condições sociais.

 Prepare sua aposentadoria

Persistência e disciplina certamente te trarão grandes benefícios quando se trata de investir seu dinheiro e a execução de sua estratégia financeira.

Isso se torna mais relevante quando falamos de planos futuros para você e para a sua família e uma dica importante que pode ajudar, após sabermos que é fundamental termos uma qualidade de vida no presente que nos motive e nos faça feliz, é: Mire no longo prazo!

Pense em como você quer que seja a sua aposentadoria e quando ela deverá acontecer. Não estamos falando aqui da aposentadoria concedida pelo INSS mas sim daquele momento no qual você efetivamente possa parar de trabalhar e viver somente com a renda construída ao longo de sua vida.

Não significa que você não irá mais trabalhar, mas sim que passará a trabalhar única e exclusivamente com aquilo que deseja e te traz maior contentamento e felicidade.

Para tanto é necessário traçar objetivos que permitam que no longo prazo, ou naquele definido por você, seja possível ter construído uma renda suficiente para sustentar os planos familiares e o conforto planejado por você.

Planos de previdência privada, investimentos de longo prazo, rendas residuais, ou outros instrumentos que sejam bem planejados e executados irão conduzi-lo à tão sonhada aposentadoria tranquila e compensadora.

 Invista em seus sonhos

Todos temos sonhos que desejamos concretizar na vida, entretanto muitos jamais iniciam os mesmos porque não os transformam em planos, ficando somente na mente e no desejo. É importante entrar em ação e começar a construí-los de verdade.

O primeiro passo para que seus sonhos saiam do papel e se tornem realidade é transformando o sonho em meta, ou seja, definindo prazos e valores necessários para que aconteçam. Se estes sonhos são realmente importantes para você, devem ser priorizados com a mesma importância que compromissos a pagar no presente.

E lembre-se, que cada passo (ou sonho) que realizamos nos motiva a continuar perseguindo os outros, que planejamos, mas ainda não aconteceram. Uma vida sem sonhos é uma vida pobre.

Reorganize suas escolhas, altere suas prioridades e coloque os sonhos em primeiro lugar, mesmo que isso signifique sacrificar parte do seu estilo de vida atual.

Mas não se esqueça:  saiba priorizar seus planos. Sonhos de curto e médio prazos só devem ser construídos por quem já tem uma reserva de emergências constituída, e em complemento a um plano para a aposentadoria.

Aprenda sobre investimentos

Quando a situação financeira estiver em dia, uma estratégia de crescimento traçada, planos de aposentadoria foram definidos e uma vida com mais qualidade de consumo estiver sendo desfrutada, chega a hora de multiplicar seus ganhos.

Para isso será necessário desenvolver uma carteira de investimentos que gere boa rentabilidade, equilíbrio e distribuição para os sonhos de curto, médio e longo prazo.

Neste momento será fundamental entender melhor sobre investimentos. No que investir? Como criar e balancear uma carteira que seja crescente no longo prazo?

Somente se envolvendo e entendendo os tipos de investimento, suas características, graus de risco e retorno será possível colocar todos os planos em ação.

Mas a questão que sempre gera insegurança na maioria das pessoas é: “Qual o grau de risco devo assumir nos meus investimentos?” ou “E se eu perder tudo aquilo que me sacrifiquei tanto para conquistar até hoje?”

Em primeiro lugar, é importante mencionar o velho jargão do meio financeiro que diz: “Risco não deve ser evitado e sim administrado”. Quanto maior o risco, maior deve ser o retorno. Entretanto para se obter rentabilidades mais altas é necessário muito estudo e conhecimento.

Por isso uma boa carteira de investimentos deve ser balanceada e para tal é recomendado contar com um agente de investimentos, um consultor ou alguém que possa te assessorar no primeiro momento e o ajude a definir seu perfil para, a partir daí construir sua carteira.

Com o passar do tempo você poderá, se desejar, realizar seus próprios passos para otimizar sua estratégia, que alias irá passar por diversas adaptações e melhorias ao longo da sua vida.

Em sua estratégia de investimentos podem haver inclusive dispositivos de proteção e garantia de sucessão patrimonial como seguros e outros instrumentos que garantam renda a sua família em caso de algo não planejado ocorrer.

Multiplique sua renda

Pesquisar por bons agentes de investimento e consultores é altamente vantajoso quando estamos iniciando no mundo dos investimentos, aprendendo, dentro do tempo que temos disponível e criando uma boa carteira que suporte nossa estratégia financeira, assim como uma boa corretora de valores onde será aplicado seu patrimônio.

Devemos lembrar que bons profissionais merecem ser bem remunerados quando desempenham bem o seu papel, até mesmo pelo bem de seus recursos, porém quando chegar o momento que você tiver uma condição que lhe propicie mais tempo disponível será a hora de desenvolver as habilidades de multiplicar sua renda.

Nesta situação é importante se envolver com algum tipo de investimento que mais lhe agrade para que, ao conhecer mais sobre ele você consiga alavancar oportunidades que antes dependeria de outros profissionais.

Pode ser mercado de ações, fundos, imóveis, commodities, moedas, negócio próprio, franquias, vendas diretas ou qualquer modalidade que permita comprar algo barato e vender caro. Quanto mais você estudar, frequentar eventos e ler sobre o assunto, mais entenderá, e mais se antecipará para aproveitar oportunidades e isso pode ajudar muito a acelerar o processo de multiplicação de riqueza para você.

Conquiste sua independência financeira

Conquistar a independência financeira pode não parecer uma tarefa fácil, mas certamente é uma escolha de cada um. É esta escolha que irá mantê-lo motivado, disciplinado e focado para conquistar os objetivos que são importantes para você.

Obter a independência financeira significa que você atingiu um patamar onde todos os seus ativos construídos ao longo de sua trajetória conseguem sustentar o seu padrão de vida desejado e que seu trabalho, seja qual for ele, servirá para aumentar seu patrimônio e trazer alegrias e sensações de plenitude a você, uma vez que os proventos advindos do mesmo não serão mais necessários para propiciar a qualidade de vida desejada.

Isso é o mesmo que dizer que você estará trabalhando por prazer, naquilo que te satisfaz e sem se importar com o quanto ele está te remunerando.

Atingir a independência financeira irá lhe permitir viver uma vida recheada de novas experiências, usufruir de mais tempo com as pessoas que ama, sem se preocupar com as contas.

Para conquistar tal patamar certamente será necessário muita dedicação, aprendizado e tempo dedicado, mas a recompensa valerá a pena.

Muito sucesso em sua jornada e lembre-se:

Com inteligência financeira se vai mais longe!

PS: Este artigo foi desenvolvido também baseado nos ensinamentos de Gustavo Cerbasi, um dos maiores educadores financeiros do país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: